Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de janeiro, 2011

Modelos de Volatilidade Estocástica

Começo hoje minha "Jornada" pra tentar estimar modelos de volatilidade estocástica, baixei alguns artigos, comecei a ler. Em meio as leituras descobri um novo programam para rodar os MCMCs, "WinBUGS", mas fiquei pasmo por não rodar no meu PC (maldito windows 7 e processador que não roda a 65Bits). Porém, descobrei que o "R" tem um pacote que também "Run WinBUGS and OpenBUGS". Estou apanhando um pouco, mas acho que em uma ou duas semanas conseguirei rodar os resultados. Enquanto isso, me reveso em ler artigos e tentar rodar o programa. É o começo de algo novo, não tenho porq me assustar.

Parceria Instituto Millenium

Atenciosamente a Srta Thalita Novo, coordenadora de redes do Instituto Millenium (link na barra lateral), propos uma parceria com o blog. A parceria consiste na troca de links entre nossos blogs, e informações, para intensificarmos nossas redes em prol de um Brasil mais desenvolvimento. Agradeço ao contado de Thalita.

Agora com Orientação

Recebi hoje um e-mail do Prof. Flávio Ziegelmann aceitando meu pedido de orientação. Fiquei muito feliz com a notícia, pois poderei intensificar meus estudos em econometria com um excelente profissional da área, além de ser uma pessoa muito bacana. Graças a deus o ano começou bem para mim.

GMM, MQ2S, Equações Simultaneas - slides básicos

Na disciplina de Econometria I, ministrada pelo prof. Marcelo, foram realizados algumas apresentações dos alunos temas diversos de econometria. O que "tocou" para mim e para dois colegas foi GMM, MQ2s (minimos quadrados de dois estágios) VI (variáveis instrumentais) e Equações simultâneas. Fizemos a seguinte apresentação https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B5QmDA_9uVamOGQyMzVhNGMtYjJlNy00N2IzLTk5NDctYWM4Yjc3ODBjNzcx&hl=pt_BR , ficou muito básico, mas acredito que ajude a quem está começando a ler sobre os temas. Na pagina do google doc, de onde veio o link acima, o documento está "desformatado" para algumas formulas, porém é só ir no canto a esquesda em "arquivo" - "download" e baixar o origianal

Filmes - O poderoso chefão

Tchê, como eu nunca tinha assistido a trilogia fenomenal do poderoso chefão? Meu conhecimento "videográfico" ficou no "chinelo". Os filmes são clássicos, recomendo "fortemente"..hheheh.. Na verdade estou assistindo o segundo agora, a trama é boa, os atores são incríveis, muito legal.

MCMC numa manhã feliz

Hoje pela manhã tive uma excelente aula sobre MCMC (Markov Chain Monte Carlo), um tópico de Métodos Bayesianos, com o professor Flavio. Fiquei deslumbrado com a capacidade do método e com o fato de programarmos em aula, mesmo que a forma simples (Gibbs Sampling), no R. Outro fator que contribuiu a meu "feliz" dia foi a aula ter ocorrido do campus vale, em meio a natureza e a um ambiente de aparência mais "acadêmica", interativa. No prédio da economia, no centro de POA, ficamos muito distantes de outros cursos, como matemática por exemplo, e acho importante interagir, trocar idéias com outros alunos e professores. Para encerrar bem a manhã de aula, almoçamos todos juntos, incluindo o professor, sua esposa e o prof Hudson em um bom restaurante do campus. Dia feliz, boa comida, bons ensinamentos e boa Cia.

Meu primeiro artigo aceito

O artigo sobre desigualdade de renda e crescimento, com base na teoria de Kuznets, escrito pelo Professor Erik Figueiredo com co-autoria minha e do professor Paulo Jacinto, foi aceito para publicação na revista EconomiA. Estou muito feliz pois é meu primeiro artigo que é aceito para publicação. Parabéns ao prof. Erik pelo artigo e por sempre ter me motivado e ajudado e ao Prof Jacinto pela contribuição.