Pular para o conteúdo principal

Indicações de livros: Econometria de Séries de Tempo e aplicações no R

Participo de grupos no facebook de estatística, R, programação, etc. Lá, com frequência, o pessoal pergunta sobre indicações de livros com aplicações e rotinas do R para econometria de séries de tempo. Abaixo seguem minhas indicações de literatura aplicada ao Software R:

- CRYER, Jonathan D.; CHAN, Kung-Sik. Time series regression models. Time series analysis: with applications in R, p. 249-276, 2008.

- PFAFF, B. Analysis of integrated and cointegrated time series with R. Springer, New York, second edition, 2008.

- TSAY, Ruey S. An Introduction to Analysis of Financial Data with R, 2013.

Além destes, encontrei outro não muito específico, mas útil:

- VINOD, Hrishikesh D. Hands-On Intermediate Econometrics Using R: Templates for Extending Dozens of Practical Examples. World Scientific Publishing Company, 2008.

### Editado em dezembro de 2019 (abaixo dois bons livros com exemplos utilizando o R, em português:)

- PERLIN, S. M.  Processamento e Análise de dados financeiros e econômicos com o R.  2 Ed. , 2018.

- Ferreira, P. G. C. Análise de Séries Temporais em R: curso introdutório. Elsevier, FGV IBRE, 1 Ed, 2018.

###


Para compreender a parte teórica, aproveito essa postagem para também fazer algumas indicações:

1. Livros em português

- (O mais básico de todos, mas incompleto) Gujarati, D. Econometria Básica, Capítulos 21 e 22 da 3.ed de 2010, da Pearson.

- BUENO, R. De Losso. Econometria de séries temporais. Cengage Learning, 2008.

- Morettin, P., Toloi, C. Análise de séries temporais. São Paulo, Edgard Blaucher, 2 ed, 2006.


2. Livros referência em Inglês (usados tbm em pós em economia, por exemplo);

- Box, G. E., Jenkins, G. M., Reinsel, G. C., & Ljung, G. M. Time series analysis: forecasting and control. John Wiley & Sons, 2015.

- HAMILTON, James Douglas. Time series analysis. Princeton, NJ: Princeton university press, 1994.

- ENDERS, Walter. Applied econometric time series. John Wiley & Sons, 1995.


3. Material de aulas na internet:

As notas de aula do prof. Macelo da PUC- RJ, são muito boas. As notas do prof. Erik da UFPB também são boas, mas não as encontrei na internet;


Algumas páginas  que podem ser úteis:
Página pessoal do professor Pedro Morettin:
http://www.ime.usp.br/~pam/

Vídeos sobre séries de tempo no Youtube
https://www.youtube.com/watch?v=2-7ODE-2kx4&list=PLRj8HuwfWZEvp05ZjtZry245w4XVGoaei



Espero ter ajudado ;)








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para quem vai prestar o exame da ANPEC

Bueno, como já fiz duas vezes esse exame e já cursei quase um semestre de mestrado na UFPB em 2009, considero ter alguma experiência no assunto.

Acredito que mais importante até do que a prova, é a escolha dos centros que você irá se inscrever. Faça essa etapa com calma, leia os programas dos cursos, as linhas de pesquisa, pesquise os currículos dos professores, a infraestrutura e o que a universidade pode lhe oferecer. Além disso, considere fatores pessoais, como distância de casa (caso você seja apegado a família ou esteja passando por algum tipo de problema familiar), cultura da região que você está indo (quando o local é muito diferente sofremos de choques culturais, é preciso ter a mente aberta) e demais dados da região como segurança, custo de vida, clima, etc.

Agora as benditas "dicas" sobre a prova e material de estudos:
- Primeiro, organize um tempo por dia para seus estudos (alguns diriam que isso é básico, concordo, mas não custa nada enfatizar), separe algumas hora…

Exemplo de estimação de VAR no "R"

A idéia nesse post é "ajudar" na estimativa de um Vetor auto-regressivo usando o programa "R"....OBS: os comandos estão escritos em vermelho.

Os dados utilizados foram coletados no sistema de gerenciador de séries temporais do Bacen (link barra lateral) e no Ipeadata (link barra lateral). Para facilitar o exercício salvei o documento em minha conta no google docs, é só clicar a baixar a tabela pro teste, o nome do arquivo é "macro".
A períodicidade é mensal, de jan de 2000 a dez 2010....as variáveis já estão estacionárias (para PIB, SELIC (dessazonalizado) e CÂMBIO aplicamos a primeira diferença), IBOVESPA (Ibovespa - variação percentual mensal) e IGP-M são estacionãrias em nível.

O primeiro passo é importar os dados para o programa.....eu sempre tenho costume de, dentro do R, ir em "Arquivo" - "Mudar dir.." e escolher a pasta para importar os dados salvos.....no meu caso, salvo sempre dentro da própria pasta do R....em "c:"-…