Pular para o conteúdo principal

Dicas para quem vai prestar o exame da ANPEC

Bueno, como já fiz duas vezes esse exame e já cursei quase um semestre de mestrado na UFPB em 2009, considero ter alguma experiência no assunto.

Acredito que mais importante até do que a prova, é a escolha dos centros que você irá se inscrever. Faça essa etapa com calma, leia os programas dos cursos, as linhas de pesquisa, pesquise os currículos dos professores, a infraestrutura e o que a universidade pode lhe oferecer. Além disso, considere fatores pessoais, como distância de casa (caso você seja apegado a família ou esteja passando por algum tipo de problema familiar), cultura da região que você está indo (quando o local é muito diferente sofremos de choques culturais, é preciso ter a mente aberta) e demais dados da região como segurança, custo de vida, clima, etc.

Agora as benditas "dicas" sobre a prova e material de estudos:
- Primeiro, organize um tempo por dia para seus estudos (alguns diriam que isso é básico, concordo, mas não custa nada enfatizar), separe algumas horas de seu dia pra isso, o processo pode ser gradual, o importante é criar o hábito de ler e estudar e ter um horário pra isso.
- Segundo, não se preocupe com o que os outros postam nas comunidades do ORKUT ou se tens outros colegas que estão estudando a mais tempo que você, ou estão em cursinhos, etc.....conheço alunos que estudaram sozinhos e foram pra excelentes centros, conheço outros que em 2 meses de estudo sozinhos passaram em bons centros

- terceiro, faça MUITOS exercícios, na hora da prova o importante é estar treinado pra não perder tempo...diria que está aí um dos diferenciais, os alunos que pegam as provas dos exames anteriores da ANPEC e refazem, portanto "força no braço" e avante resolver as provas.

- quarto, material, é evidente que possuir um bom material é importante, mas como a lista de livros sugeridos pela ANPEC em seu manual é ENORME e nem todo mundo possui tempo pra isso, recomendo alguns daqueles livros, que se usados com atenção (sempre somados a resolução de exercícios) farão de você um selecionado.

A lista de livros:

Matemática-
A parte de algébra linear - Algebra linear - Boldrini
Pro resto - SIMON, Carl & Blume, L. Mathematics for Economists. New York: Norton, 1994

MIcroeconomia-
VARIAN, H. Microeconomia: Princípios Básicos, Tradução da 7ª Edição Americana Rio de Janeiro: Editora Campus, 2006.

Macroeconomia-
DORNBUSH, R.; FISCHER, S. e STARTZ, R. Macroeconomia. 8ª ed. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 2003.

Economia Brasileira-
A ordem do progresso.

Estatística-
Para a parte de Econometria = GUJARATI, D.M. Econometria Básica, Campus/Elsevier, 2006
Para a parte de probabilidade = MEYER, P. L. Probabilidade – Aplicações à Estatística. São Paulo: Livros Técnicos e Científicos Editora, 1983.


Recomendo fortemente os livros de exercícios resolvidos da editora UFMG, livros de exercicios resolvidos das provas de microeconomia e de Matemática da ANPEC e o livro da editora do CAEN com os exercícios resolvidos de Macroeconomia da ANPEC.

Boa sorte,

Abrcs

Comentários

  1. olá tdo bem? gostei mto das suas dicas e gostaria de saber se vc tem os ebooks dos exercicios resolvidos da anpec de matemática e estatística?? se tiver vc pode mandar para mim no email??
    meu email é vapugeti@hotmail.com
    grata
    ass valéria

    ResponderExcluir
  2. Olá Júlio!

    Realmente suas dicas são muito valiosas, uma vez que este será o meu primeiro (e tomara que o último) exame da Anpec que farei... Apesar do Simon e Blume ser bastante recomendado, o que você acha de estudar Matemática pelo livro do Chiang? Além disso, se também for possível, você poderia me mandar esses dois livros solicitados pela Váléria (acima)? Meu e.mail é guilherme_clm@yahoo.com.br!

    Continue postando dicas sobre o exame, ajuda muito a nos direcionar para o caminho correto!

    abço,

    Guilherme Martins

    Continue postando

    ResponderExcluir
  3. Caro Júlio,
    Parabéns pelo blog.

    Por gentileza, se possível, envie-me também os ebooks citados acima para andersongs.consultoria@hotmail.com

    Agradeço,

    Anderson GS
    São Paulo/SP

    ResponderExcluir
  4. Ola julio, se for possivel gostaria de receber os e-books tb!!
    paulo.fleury@hotmail.com
    obrigado

    ResponderExcluir
  5. Olá jUlio gostei das dicas, e se for possível e se vc tiver m mande o e-boks de matemática e d macro o d micro tenho, desde já agradeço. tdetom@hotmail.com...

    ResponderExcluir
  6. ola me chamo Lorena,

    Os livros de exercicio são realmente uma mão na roda, pode me passar o de Estatistica.
    ld-oliveira21@oi.com.br

    ResponderExcluir
  7. Estou interessada no livro de exercícios de estatística, vc pode me passar por email?
    ssdaci@yahoo.com.br. Muito Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Gostaria primeiramente de agradecer pelas dicas e solicitar os ebooks, principalmente o de estatistica. Meu e-mail é marcellodavid@gmail.com
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Pessoal, pelo menos o de Estatística e Micro, vocês encontram no 4shared. Mas se quiserem eu posso passar. Alguém aí irá fazer para a UFPR?

    meu e-mail é wssjunior@terra.com.br

    ResponderExcluir
  10. Se possivel me mandem tambem o livro de estatistica, to querendo muito e nao to conseguindo.
    pedrogundes@yahoo.com.br

    VAleus

    ResponderExcluir
  11. Olá PEssoal!
    Gostaria muito de receber também os ebooks. Estou me preparando e estou precisando de material. Valeu pela atenção. Por favor, enviem para este email: lucianorattam@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. OLá! Também gostaria de receber os ebooks.

    douglaspazdp@hotmail.com

    Att.: Douglas

    ResponderExcluir
  13. Julio, te conheci aqui em João Pessoa, quando você estava a fazer o curso de mestrado pelas bandas de cá do país. Vou seguindo o caminho contrário, mas farei para área de desenvolvimento econômico.
    Muito boa as dicas que você passou.
    Boa sorte no mestrado.

    Kaio

    ResponderExcluir
  14. OLá! Também gostaria de receber os ebooks. Estou me preparando e estou precisando de material.

    Obrigada,

    lekaipiau@hotmail.com

    Att.: Valéria Monteiro

    ResponderExcluir
  15. Amigos, não possuo tal material digitalizado.
    ATc
    Julio

    ResponderExcluir
  16. Oi Julio
    passei soh p/ te lembrar de levar os arquivos amanhã
    como te comentei, o blog é bem bakana. Parabéns!

    ResponderExcluir
  17. Muitos que me enviaram e-mail eu passei o link e alguns em pdf. Se alguém quiser, meu e-mail está logo acima, nos comentários..

    ResponderExcluir
  18. Como meus estudos para a ANPEC me fizeram passar no centro que escolhi, quero dividir meu método com outras pessoas. Então no blog www.dabliujunior.blogspot.com tem um texto falando sobre a ANPEC, além de alguns links dos materiais que falei aí em cima.

    ResponderExcluir
  19. Olá pessoal,estou começando a me planejar para a prova anpec 2011, se algum de vocês puderem me passar o material surgerido pelo colega que nos deu esta excelente orientação me enviem para o email Jeffersonjuliatti@hotmail.com ou jefferson@unec.br

    ResponderExcluir
  20. Caro Julio,

    meus parabéns pelas suas dicas.

    Sou formado em direito, mas tenho muito interesse por economia.

    Pretendo prestar o exame da ANPEC.

    Se algum dos colegas tiver algum material para me ajudar nos estudos e puder me repassar, o meu email é michelfdh@ig.com.br.

    grato antecipadamente,
    Michel

    ResponderExcluir
  21. olá tdo bem? gostei mto das suas dicas e gostaria de saber se vc tem os ebooks dos exercicios resolvidos da anpec de matemática e estatística?? se tiver vc pode mandar para mim no email??
    meu email é pro_joaoa@hotmail.com

    Grato pela atenção

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de saber se vc tem exercicios resolvidos de mmicro e estatistica e matematica meu e-mail é lidiane@hsemper.com.br e lidianesoaress@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. QUE GRANDIOSIDADE JULIO PASSAR AS DICAS, VOU SEGUIR SEUS CONSELHOS, QUANTO AOS MATERIAIS VOU CORRER ATRÁS SE TIVER ALGUMA COISA ME MANDE, MEIU IMAIL É ch.pm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. Olá pessoal boa tarde sou o Rodrigo estou estudando bastante para a Anpec 2012. Estou precisando de mais ebooks de exercicios resolvidos, preferencialmente Macro e Matemática. Meu email é digao.muniz@ig.com.br

    Julio parabéns pelo blog!!! Se você tiver algum material peço a gentileza de enviar no email digao.muniz@ig.com.br

    Rodrigo Muniz

    ResponderExcluir
  25. Rodrigo, são muito bons os seus comentários? Vou começar a estudar agora para a Anpec, você pode me enviar os ebooks, por favor? laurammachado@gmail.com

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  26. Julio, meus parabens pelo blog e informacoes muito uteis. Estou a estudar para a prova do Anpec. Por favor, se poder me enviar os ebooks de Micro, Macro e Matematica, eu agradeco. meu e-mail: ppota@yahoo.com

    ResponderExcluir
  27. Olá Julio,

    te imploro para que me envie os ebooks de Micro, Macro e Matemática, preciso muito passar no mestrado senão, não sei o que será de mim.

    Obrigado,
    André.
    meu e-mail é andreluis.santos@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Olá Júlio, boa tarde!

    Como mais um bom seguidor seu, gostaria de parabenizá-lo por esta iniciativa. Estarei fazendo ANPEC ano que vem e busco no momento conselhos e dicas. Caso possível gostaria do material que você disponibilizou as pessoas acima!

    #todos_os_materiais

    Rsrs ... Desde já agradeço imensamente o apoio

    severiano_economia@hotmail.com
    http://www.facebook.com/severiano.economia

    ResponderExcluir
  29. Boa Tarde Julio Cesar e aos demais visitantes do blog.

    Obrigado por compartilhar o seu conhecimento, é de grande valia tanto para estudantes quanto para profissionais.

    Como citado várias vezes acima, gostaria que fosse enviado, para o meu e-mail, os ebooks que você tem disponibilizados (todos se possível).

    Meu endereço é igorcsantiago@yahoo.com.br

    Atenciosamente,

    Igor César.

    ResponderExcluir
  30. Caros colegas, muito interessante esse post!!!
    Estou no 6° semestre na faculdade e já estou me preparando para a prova da ANPEC. Boas dicas. Por favor também estou interessado nos ebooks da anpec. Ficaria grato se enviarem para meu e-mail: anderson.teixeira1707@gmail.com

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  31. Julio,
    No meu site (www.mbarros.com) eu tenho bastante material dos meus cursos de estatística e agora criei um blog (http://mbarrosconsultoria.blogspot.com/) onde estou resolvendo (em detalhes) as provas de estatística da ANPEC. Por enquanto só tem umas 10 questões resolvidas, mas eu comecei há mais ou menos uma semana.
    Espero que seja útil pro pessoal que vai prestar o exame este ano.
    Feliz 2012

    ResponderExcluir
  32. Gente,
    mandem pra mim também, joas27@hotmail.com

    ResponderExcluir
  33. Fatima...

    Tambem gostaria muito de ter esse material,se puderem me enviar ficarei muito, muito mesmo agradecida, fat24mar@hotmail.com

    ResponderExcluir
  34. Ricardo.
    Adoraria muito, se possível ter esse material. Meu email é ricardo.dariva@hotmail.com
    Agraço deste já

    ResponderExcluir
  35. Adorei as dicas, estou estudanto tambem para ANPEC, me mandem os os ebooks de exercícios resolvidos de estatística, macro e microeconomia por favor: elvanderquaresma@gmail.com

    meus agradecimentos

    ResponderExcluir
  36. Me mande tbm os ebooks...

    Meu e-mail é anacarolina-pimentel@live.com

    Um abraço, obrigado.

    ResponderExcluir
  37. Valew pelas dicas, pode me mandar os dois livros, estatistica e microeconomia questões da anpec.adrianomoschini@yahoo.com.br
    Alguém que tem o livros pode me mandar por email adrianomoschini@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  38. Adorei as dicas, estou estudanto tambem para ANPEC, me mandem os os ebooks de exercícios resolvidos de estatística, macro e microeconomia por favor: melo.franca@gmail.com
    meus agradecimentos

    ResponderExcluir
  39. Olá a todos... Muito bom o blog!!! Parabéns...
    Poderiam me enviar tbm os e-books por gentileza??? =)

    Grato...

    admpaulo.cesar@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  40. oi poeria me enviar os e-bokks de macro micro e brasileira com exercicios resolvidos?? grato

    lgcabcabral@hotmail.com

    ResponderExcluir
  41. Oi, parabens por suas dicas e iniciativa, poderia me mandar os e-books, ficaria eternamente grato. fabriciosilva_alves@hotmail.com

    ResponderExcluir
  42. Olá, ótimas dicas. Também gostaria de obter os e-books. Poderia enviar para o meu email? Desde já agradeço.
    antonbarros@gmail.com

    ResponderExcluir
  43. Boa noite colegas, meu nome é Daniel, tentarei Anpec neste ano de 2014 e preciso de ajuda. Se poderem enviar materiais e-books eu agradeceria. Muito obrigado a todos. Email: danielsilvafelix@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felix!!
      Eu também tentarei esse ano o exame para ANPEC. Se conseguir alguma coisa você me passa?
      E se eu conseguir te indiviarei também pode ser?

      Segue meu e-mail:
      giselleesm@gmail.com
      Muito obrigada

      Excluir
  44. Ola poderia me enviar os e-books de economia brasileira com exercicios resolvidos??

    lisozinho@gmail.com - Obrigado!

    ResponderExcluir
  45. se tiver o ebook de economia brasileira poderia me mandar?
    guimenesss@gmail.com

    ResponderExcluir
  46. Olá, pessoal. ME envie o material que estão utilizando, irei fazer ANPEC esse ano.
    Fico no Aguardo. E-mail: janaildo18@hotmail.com

    ResponderExcluir
  47. bom dia !
    gostaria tambems dos e-books desses livros para realização das provas. Pretendo fazer ANPEC em 2016
    e-mail: emanuelzecchi@hotmail.com

    grato !

    ResponderExcluir
  48. bom dia !
    gostaria tambems dos e-books desses livros para realização das provas. Pretendo fazer ANPEC
    e-mail: rsuhet@gmail.com
    grato !

    ResponderExcluir
  49. bom dia !
    gostaria tambems dos e-books desses livros para realização das provas. Pretendo fazer ANPEC
    e-mail: rsuhet@gmail.com
    grato !

    ResponderExcluir
  50. boa noite, tudo bem?
    gostaria também dos e-books desses livros para realização das provas.
    e-mail: economia.boquimpani@gmail.com
    muito obrigado!

    ResponderExcluir
  51. olá, gostaria muito de receber, caso tenha algum material que possa enviar por email.
    e-mail:lorraine.alves.adm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  52. se tiver algum material e puder me enviar...
    felipefb.barros@gmail.com

    ResponderExcluir
  53. Se alguem tiver ebooks e algum materia e puderem me enviar. Obrigada. tairinejunia@gmail.com

    ResponderExcluir
  54. Olá, também gostaria de receber os ebooks.Obrigada!
    clarissa.ito@gmail.com

    ResponderExcluir
  55. Tb, gostaria de receber.
    izabela.deaquino@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  56. Olá, muito obrigado pelas dicas. Gostaria também de receber os Ebooks. Segue email: vfedaltor@gmail.com

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  57. Bom dia!!!

    Obrigada pelas dicas. Gostaria também de receber os Ebooks. Segue e-mail: gessianepaulino18@gmail.com

    ResponderExcluir
  58. Bom dia! Também gostaria de recebê-los. thiago.kieling@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  59. Boa noite, se possível gostaria de receber materiais (ebooks) por email. jeff.rangel@gmail.com
    Muito obrigado e bons estudos para todos.

    ResponderExcluir
  60. Estou no terceiro ano da graduação
    quantas horas devo estudar por dia para ficar entre os melhores?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

LISTA FONTES DE PESQUISA ÚTEIS E CONFIÁVEIS

http://novo.periodicos.capes.gov.br/?option=com_pnews&component=NewsShow&view=pnewsnewsshow&cid=128&mn=0 (Novo portal periódicos CAPES) http://www.enap.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=252&Itemid=65 (ENAP - Escola Nacional de Administração Pública) http://www.scielo.br/scielo.php?lng=pt (BASE DE DADOS SCIELO) http://www.periodicos.capes.gov.br/portugues/index.jsp (PERIÓDICOS CAPES) http://acessolivre.capes.gov.br/ http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp (DOMÍNIO PÚBLICO) www.ufrgs.br http://www.ea.ufrgs.br/ www.culturaacademica.com.br (UNESP) http://www.armazemmemoria.com. br/AjudaArmazem. aspx (história) http://www.4shared. com/dir/18704839 /b1b64358/ anthropology. html www.bvce.org (esse dá acesso a várias bibliotecas virtuais) http://bibliotecadearqueologia.blogspot.com/ http://www.ufgd.edu.br/historiaemreflexao/julho_dez_2008/edicoes-anteriores

Exemplo de estimação de VAR no "R"

A idéia nesse post é "ajudar" na estimativa de um Vetor auto-regressivo usando o programa "R"....OBS: os comandos estão escritos em vermelho. Os dados utilizados foram coletados no sistema de gerenciador de séries temporais do Bacen (link barra lateral) e no Ipeadata (link barra lateral). Para facilitar o exercício salvei o documento em minha conta no google docs, é só clicar a baixar a tabela pro teste, o nome do arquivo é "macro". A períodicidade é mensal, de jan de 2000 a dez 2010....as variáveis já estão estacionárias (para PIB, SELIC (dessazonalizado) e CÂMBIO aplicamos a primeira diferença), IBOVESPA (Ibovespa - variação percentual mensal) e IGP-M são estacionãrias em nível. O primeiro passo é importar os dados para o programa.....eu sempre tenho costume de, dentro do R, ir em "Arquivo" - "Mudar dir.." e escolher a pasta para importar os dados salvos.....no meu caso, salvo sempre dentro da própria pasta do R....em "

Leitura da madrugada - Métodos para modelos aditivos não-paramétricos

O título é "Finite sample performance of kernel-based regression methods for non-parametric additive models under common bandwidth selection criterion" de CARLOS MARTINS-FILHO e KEYANG, preciso ler o artigo,para além do conhecimento, responder uma questão da lista de exercícios de econometria não-paramétrica.