Pular para o conteúdo principal

#Mestrado em Computação 01 - O que um economista precisa saber para sobreviver?

Boa noite, pessoal!

Como já divulgado nas minhas redes sociais, fui selecionado para cursar mestrado em computação na UFV, universidade na qual leciono no departamento de economia.

Estou muito feliz pela seleção e espero que nenhuma burocracia me atrapalhe.

Minha decisão de fazer um segundo mestrado (apesar de já ser doutor) foi em função do avanço cada vez mais intenso de certas técnicas computacionais, como inteligência artificial, por exemplo. E, dentro desse contexto, possibilidades de aplicações em economia e finanças.

Acredito ainda que meu papel, como professor de métodos quantitativos, é o de sempre me atualizar para fornecer o melhor para meus alunos.

Explicado os motivos, vamos aos preparativos.

A resposta do título "o que um economista precisa saber" eu ainda não sei, mas é o que pretendo descobrir e compartilhar com vocês.

Minha situação hoje é a seguinte: programo algo em R e entendo um pouco de Phyton. E agora?
Como nunca tive uma disciplina de programação ou de computação eu não tenho uma ideia clara sobre meu nível de programação. Assim sendo, vou escolher uma linguagem e vou me treinar nela durante os meses de recesso escolar, desde o básico até onde conseguir evoluir.

Assim, pretendo divulgar o que eu for estudando para me preparar para cursar o mestrado com postagens rápidas, semanais talvez, do que foi aprendido durante a semana.

Como pretendo começar do "zero" esses meus estudos preparativos sobre computação (em especial sobre algortimos e estrutura de dados) vou escolher um material didático e prático para estudar e me familiarizar.
Em conversa com amigos da área e alguma pesquisa da minha parte, foram recomendados dois cursos gratuitos para começar:

O primeiro deles é o Curso Python, do Curso em Vídeo, disponível no youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=S9uPNppGsGo&list=PLHz_AreHm4dlKP6QQCekuIPky1CiwmdI6&index=1



O link é da aula 1, mas tem um a playlist que parece ser muito boa, com mais de 120 exercícios (pretendo fazer todos nas férias escolares). O instrutor, professor Guanabara, preparou com muito capricho o material. Imagens ótimas, explicações e textos claros, além de muita didática da parte do professor.

Avancei até agora até a aula 7. Por já usar o R há muito tempo, até agora nada de novidade (apenas alguns comando diferentes entre os dois softwares, mas nada demais).  Conforme for evoluindo vou descrevendo aqui.

Outra alternativa bacana é o curso dos professores da USP disponível no Coursera: "Introdução à Ciência da Computação com Python Parte 1". Segue o link para você ter acesso:
https://pt.coursera.org/learn/ciencia-computacao-python-conceitos

Esse curso eu fiz praticamente todo, mas como já faz mais de um ano que o fiz, pretendo refazer nas próximas semanas. Assim, também terei como comentá-lo melhor.


O próximo passo, pelo que entendi, para dar conta da disciplina de "Estrutura de dados e algoritmos" no mestrado é comprender C++. Ainda não busquei nenhum material na internet. Caso alguém conheça, por favor, divulge nos comentários.

Além disso, separei um lirvo que me foi recomendado a leitura, "Introduction to the Design and Analysis of Algorithms (3rd ed.) [Levitin]". Pretendo retirá-lo na biblioteca e começar as leituras, pois o preço dele é bem "salgado"> ( https://www.amazon.com.br/Introduction-Design-Analysis-Algorithms-Levitin/dp/0132316811) . Também comentarei assim que possível.
 e se for realmente "top" comprar...

Então era isso. Começo hoje a relatar meus passos da minha movimentação de economia para (+) computação.

Dúvidas e dicas, basta postar.

Grande abraço e feliz 2020 pra todos nós ;)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para quem vai prestar o exame da ANPEC

Bueno, como já fiz duas vezes esse exame e já cursei quase um semestre de mestrado na UFPB em 2009, considero ter alguma experiência no assunto.

Acredito que mais importante até do que a prova, é a escolha dos centros que você irá se inscrever. Faça essa etapa com calma, leia os programas dos cursos, as linhas de pesquisa, pesquise os currículos dos professores, a infraestrutura e o que a universidade pode lhe oferecer. Além disso, considere fatores pessoais, como distância de casa (caso você seja apegado a família ou esteja passando por algum tipo de problema familiar), cultura da região que você está indo (quando o local é muito diferente sofremos de choques culturais, é preciso ter a mente aberta) e demais dados da região como segurança, custo de vida, clima, etc.

Agora as benditas "dicas" sobre a prova e material de estudos:
- Primeiro, organize um tempo por dia para seus estudos (alguns diriam que isso é básico, concordo, mas não custa nada enfatizar), separe algumas hora…

Indicações de livros: Econometria de Séries de Tempo e aplicações no R

Participo de grupos no facebook de estatística, R, programação, etc. Lá, com frequência, o pessoal pergunta sobre indicações de livros com aplicações e rotinas do R para econometria de séries de tempo. Abaixo seguem minhas indicações de literatura aplicada ao Software R:

- CRYER, Jonathan D.; CHAN, Kung-Sik. Time series regression models. Time series analysis: with applications in R, p. 249-276, 2008.

- PFAFF, B. Analysis of integrated and cointegrated time series with R. Springer, New York, second edition, 2008.

- TSAY, Ruey S. An Introduction to Analysis of Financial Data with R, 2013.

Além destes, encontrei outro não muito específico, mas útil:

- VINOD, Hrishikesh D. Hands-On Intermediate Econometrics Using R: Templates for Extending Dozens of Practical Examples. World Scientific Publishing Company, 2008.

### Editado em dezembro de 2019 (abaixo dois bons livros com exemplos utilizando o R, em português:)

- PERLIN, S. M.  Processamento e Análise de dados financeiros e econômicos com…

Exemplo de estimação de VAR no "R"

A idéia nesse post é "ajudar" na estimativa de um Vetor auto-regressivo usando o programa "R"....OBS: os comandos estão escritos em vermelho.

Os dados utilizados foram coletados no sistema de gerenciador de séries temporais do Bacen (link barra lateral) e no Ipeadata (link barra lateral). Para facilitar o exercício salvei o documento em minha conta no google docs, é só clicar a baixar a tabela pro teste, o nome do arquivo é "macro".
A períodicidade é mensal, de jan de 2000 a dez 2010....as variáveis já estão estacionárias (para PIB, SELIC (dessazonalizado) e CÂMBIO aplicamos a primeira diferença), IBOVESPA (Ibovespa - variação percentual mensal) e IGP-M são estacionãrias em nível.

O primeiro passo é importar os dados para o programa.....eu sempre tenho costume de, dentro do R, ir em "Arquivo" - "Mudar dir.." e escolher a pasta para importar os dados salvos.....no meu caso, salvo sempre dentro da própria pasta do R....em "c:"-…