Pular para o conteúdo principal

Informações sobre o mestrado em Economia Aplicada - UFRGS

Sobre o primeiro trimestre , com algum atraso......


As disciplinas obrigatórias são:

* Matemática, Professor: Fabricio Tourrucôo.

Livro-texto básico
LÉONARD, D., LONG, N. V. Optimal Control Theory and Static Optimization in Economics, 1992.

A ementa da disciplina, que consta na página do PPGE, está desatualizada (conversarei com a secretária amanhã sobre isso). Nesta disciplina vemos máximos e mínimos, otimização estática e otimização dinâmica (por controle ótimo). A avaliação e as exigências são com base em listas de exercicios, quiz ao final de algumas aulas e prova ao final do curso (ao menos foi assim esse ano)

* Microeconomia, Marcelo Portugal.

Livro-texto básico
MAS-COLELL, A., WHINSTON, M. D., GREEN, J. R. Microeconomic Theory, 1995.

Nessa disciplina o Prof. Marcelo nos passa teoria do consumidor, teoria da firma e equilibrio geral. O prof. geralmente faz duas avaliações, alem das aulas temos monitorias para a resolução de listas com o monitor.

Comentários

  1. Valeu as dicas, rapaz.
    Aproveitando, tens informação sobre o curso de estatística? Sei que é uma optativa, mas tens alguma referencia?

    ResponderExcluir
  2. Excelente post. Só não entendi esse quiz no final da aula. O Prof. faz perguntas valendo nota?

    ResponderExcluir
  3. Fernando....Curso de estatística muito bom, não cursei pois optei por regional, (onde escrevi um paper que possivelmente seja publicado). parte 1 = Probabilidade , livro de Probabilidade do Barry James, e parte 2 - Inferência , não lembro o livro.

    ResponderExcluir
  4. Paulo, uma aula antes ele dá os exercícios a serem trabalhados para a próxima aula (além dos da lista), daí no final dessa aula próxima ele passa um "teste" pra responderes em 15 relativo aos exercicios que ele passou "extra lista".
    Nao sei se ele fará isso novamente esse ano, acho produtivo pois te força a resolver TODOS exercicios e no final o QUIZ é relativamente mais fácil ou igual a algum.

    ResponderExcluir
  5. Julio, gostaria de saber se sabe algo sobre Finanças Públicas I, com o prof. Stefano, já que não tem o programa no site do ppge.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Sobre o curso não sei, mas sobre o Prof., ele é uma das pessoas mais alegres que já conheci. Garanto que as aulas serão, no mínimo, descontraídas (o que é importante, dentro do stress de um curso de pós isso tbm é importante)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

LISTA FONTES DE PESQUISA ÚTEIS E CONFIÁVEIS

http://novo.periodicos.capes.gov.br/?option=com_pnews&component=NewsShow&view=pnewsnewsshow&cid=128&mn=0 (Novo portal periódicos CAPES) http://www.enap.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=252&Itemid=65 (ENAP - Escola Nacional de Administração Pública) http://www.scielo.br/scielo.php?lng=pt (BASE DE DADOS SCIELO) http://www.periodicos.capes.gov.br/portugues/index.jsp (PERIÓDICOS CAPES) http://acessolivre.capes.gov.br/ http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp (DOMÍNIO PÚBLICO) www.ufrgs.br http://www.ea.ufrgs.br/ www.culturaacademica.com.br (UNESP) http://www.armazemmemoria.com. br/AjudaArmazem. aspx (história) http://www.4shared. com/dir/18704839 /b1b64358/ anthropology. html www.bvce.org (esse dá acesso a várias bibliotecas virtuais) http://bibliotecadearqueologia.blogspot.com/ http://www.ufgd.edu.br/historiaemreflexao/julho_dez_2008/edicoes-anteriores

Leitura da madrugada - Métodos para modelos aditivos não-paramétricos

O título é "Finite sample performance of kernel-based regression methods for non-parametric additive models under common bandwidth selection criterion" de CARLOS MARTINS-FILHO e KEYANG, preciso ler o artigo,para além do conhecimento, responder uma questão da lista de exercícios de econometria não-paramétrica.

Exemplo de estimação de VAR no "R"

A idéia nesse post é "ajudar" na estimativa de um Vetor auto-regressivo usando o programa "R"....OBS: os comandos estão escritos em vermelho. Os dados utilizados foram coletados no sistema de gerenciador de séries temporais do Bacen (link barra lateral) e no Ipeadata (link barra lateral). Para facilitar o exercício salvei o documento em minha conta no google docs, é só clicar a baixar a tabela pro teste, o nome do arquivo é "macro". A períodicidade é mensal, de jan de 2000 a dez 2010....as variáveis já estão estacionárias (para PIB, SELIC (dessazonalizado) e CÂMBIO aplicamos a primeira diferença), IBOVESPA (Ibovespa - variação percentual mensal) e IGP-M são estacionãrias em nível. O primeiro passo é importar os dados para o programa.....eu sempre tenho costume de, dentro do R, ir em "Arquivo" - "Mudar dir.." e escolher a pasta para importar os dados salvos.....no meu caso, salvo sempre dentro da própria pasta do R....em "