Pular para o conteúdo principal

Econometria Não-paramétrica (indicação de livros)

Comecei esse trimestre a disciplina de Econometria não-paramétrica com o Prof Hudson, provavelmente usarei parte do instrumental da disciplina na produção de minha dissertação. Até agora a bibliografia usada é bem completa, desde livros sobre teoria assintótica como "Elements of large sample Theory - (Lehmann, E. L) \a livros sobre densidade como "Density Estimation for statistics and data analysis - (Silvermann, B. W)". Já o livro mais usado é um que desconhecia, "Nonparametric Econometrics - (Pagan, A e Ullah .A)" que possui várias demonstrações e provas, muito legal. Sempre que ouvia falar sobre econometria não-paramétrica o primeiro nome que me vinha a mente era "Nonparametric Econometric Methods Advances in Econometrics - (Racine)", pois bem, o livro do Pagan é um "bom substituto", ao menos no sentido de compreender o conteúdo da disciplina que estamos cursando.
Em meio a tantas referências bibliográficas, indicações de amigos, etc, encontrei na net um livro de Racine, resumido "leitura de travesseiro para quem está iniciando em não-paramétrica como eu".heheh....bastante intuitivo e sem as provas matemáticas mais "pesadas", é Nonparametric Econometrics A Primer Foundations and Trends_R in Econometrics (Racine)

Comentários

  1. Lendo apenas o livro "Kernel Smoothing" de Wand e Jones, é provável que já se obtenha (mais do que) o necessário para aplicação/replicação da estimação local via Kernel. O livro do Lehmann é mais direcionado para quem deseja desenvolver propriedades assintóticas. Se não for o caso, é eficiente ler apenas as duas definições de "o" ou "O", respec, e DECORAR algumas de suas propriedades. Abs

    ResponderExcluir
  2. O livro do Lehmann é mais direcionado para quem deseja desenvolver propriedades assintóticas.
    limelight summer collection 2020 stitched
    limelight stitched dresses 2020

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

LISTA FONTES DE PESQUISA ÚTEIS E CONFIÁVEIS

http://novo.periodicos.capes.gov.br/?option=com_pnews&component=NewsShow&view=pnewsnewsshow&cid=128&mn=0 (Novo portal periódicos CAPES) http://www.enap.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=252&Itemid=65 (ENAP - Escola Nacional de Administração Pública) http://www.scielo.br/scielo.php?lng=pt (BASE DE DADOS SCIELO) http://www.periodicos.capes.gov.br/portugues/index.jsp (PERIÓDICOS CAPES) http://acessolivre.capes.gov.br/ http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp (DOMÍNIO PÚBLICO) www.ufrgs.br http://www.ea.ufrgs.br/ www.culturaacademica.com.br (UNESP) http://www.armazemmemoria.com. br/AjudaArmazem. aspx (história) http://www.4shared. com/dir/18704839 /b1b64358/ anthropology. html www.bvce.org (esse dá acesso a várias bibliotecas virtuais) http://bibliotecadearqueologia.blogspot.com/ http://www.ufgd.edu.br/historiaemreflexao/julho_dez_2008/edicoes-anteriores

Leitura da madrugada - Métodos para modelos aditivos não-paramétricos

O título é "Finite sample performance of kernel-based regression methods for non-parametric additive models under common bandwidth selection criterion" de CARLOS MARTINS-FILHO e KEYANG, preciso ler o artigo,para além do conhecimento, responder uma questão da lista de exercícios de econometria não-paramétrica.

Exemplo de estimação de VAR no "R"

A idéia nesse post é "ajudar" na estimativa de um Vetor auto-regressivo usando o programa "R"....OBS: os comandos estão escritos em vermelho. Os dados utilizados foram coletados no sistema de gerenciador de séries temporais do Bacen (link barra lateral) e no Ipeadata (link barra lateral). Para facilitar o exercício salvei o documento em minha conta no google docs, é só clicar a baixar a tabela pro teste, o nome do arquivo é "macro". A períodicidade é mensal, de jan de 2000 a dez 2010....as variáveis já estão estacionárias (para PIB, SELIC (dessazonalizado) e CÂMBIO aplicamos a primeira diferença), IBOVESPA (Ibovespa - variação percentual mensal) e IGP-M são estacionãrias em nível. O primeiro passo é importar os dados para o programa.....eu sempre tenho costume de, dentro do R, ir em "Arquivo" - "Mudar dir.." e escolher a pasta para importar os dados salvos.....no meu caso, salvo sempre dentro da própria pasta do R....em "