Pular para o conteúdo principal

Mestrado UFRGS - Economia Aplicada (2)

To Cheio de coisas para fazer, por isso não tenho postado muito. Contudo, recebi 2 e-mails de alunos por esse Brasil a fora me perguntando sobre o mestrado em economia aplicada da UFRGS, mais especificamente sobre como é o centro em econometria e finanças. E ainda, me perguntaram sobre qual seria o "futuro" de alguém no PPGE - UFRGS......

Pois bem, vamos por partes...

Econometria - TEMOS 5 disciplinas de econometria....não conheço outro centro de pós em economia que tenha tantas disciplinas assim em econometria.

São elas:
- Econometria I - Prof. Marcelo Portugal
Conteudo: Séries de tempo, Modelagem ARIMA entre outros tópicos como máxima verossimilhança e alguns testes para verificação e tratamento de dados;

- Econometria II - Prof. Flávio Ziegelmann (se errar o nome dele ele me mata, e disse que deixa de me orientar, pois já errei VÁRIAS vezes...rsrs)
Conteudo: Modelos Arch, Garh, Var, Vec, Econometria não-paramétrica, cópulas, e uma noção sobre econometria bayesiana.

- Econometria III - Prof Flávio Ziegelmann e Prof Portugal
Conteudo: Modelos em Estado espaço, Redes neurais, Modelos com mudança de regime Markoviano.

- Econometria não-paramétrica e métodos computacionais - Prof Hudson
Conteudo: teoria assintótica, estimadores de densidade, regressões não-paramétricas.

- Microeconometria - Prof Hudson
Conteudo: Ainda não sei, será oferecida no 3 trimestre.


No que tange finanças:

- Mercado de Capitais - Prof Gilberto
Conteudo: faz um apanhado geral sobre modelos.

- Tópicos em Finanças - Prof Nelson seixas
Conteudo: apreçamento de ativos em tempo discreto e contínuo.


Acredito que com todo essa grade de disciplinas seja possível aprender bastante e evoluir...
Penso que o aluno que sai daqui tem base suficiente para enfrentar o mercado (sinto falta de disciplinas como as da FGV-Sp como "econometria financeira", por paracer ser mais aplicada).

Sobre o futuro de quem estuda aqui: Recebi duas propostas de emprego na região, antes de acabar o primeiro ano (aqui se faz contatos regionais bons), mas ainda não valia a pena deixar a pesquisa um tanto de lado para entrar no mercado agora. Doutorado??? Tentarei aqui e em outros lugares, tenho colegas que sairam daqui e entraram na PUC-RJ, FGV- SP outros sairam do país.


Era isso, espero ter ajudado.

Comentários

  1. Olá Julio, tudo bom? Estou estudando para a próxima prova da Anpec e venho analisando, buscando ler os trabalhos que hoje são produzidos nos principais centros de Pós. Pretendo assinalar o PPGE da UFRGS dentre as minhas opções, pois me interesso pelas linhas de pesquisa que ela apresenta. A base forte na econometria que você descreveu, reforçou ainda mais a minha impressão.
    Uma pergunta, ou melhor duas: Você acha possível fechar a trinca econométrica mais microeconometria dentro do intervalo do Mestrado? E a segunda, ouvi de alguns colegas que cursaram aí tempos atrás, que a Macroeconomia está "defasada" com relação aos demais centros de excelência, isso procede?
    No mais, parabéns pelo blog e valeu pelas informações! Abs.

    ResponderExcluir
  2. Ronaldo,
    Eu em um ano e um trimestre fechei 4 econometrias das 5, agora estou me dedicando mais a dissertação e ainda não sei se cursarei microeconometria (pois não pretendo trabalhar com isso na dissertação, talvez no próximo semestre cursar alguma disciplina na pós de matemática, não sei ainda). Contudo, tempo para fazer as 5 econometrias, em 2 anos, é mais do que suficiente.
    Sobre MAcro, tem centros que tem 4, 5 disciplinas de macro USP, FGVs, aqui temos duas confirmadas e as vezes uma outra optativa, não considero o forte de nosso curso, diria que temos o básico (não tem como comparar com os centros que mencionei acima).

    Atc
    Julio

    ResponderExcluir
  3. Bacana...então é possível alinhar as econometrias ao longo dos 2 anos. Perguntei porque esse conjunto de matérias chama muito a minha atenção quando eu vejo a grade que vocês tem aí na UFRGS.
    O que me disseram sobre Macro foi mais ou menos por aí, que não era o ponto forte, cobria só o básico. Mas talvez essa impressão tenha sido um pouco exagerada pelo meu colega, já que ele cursou aí mas na área de Desenvolvimento. Creio eu, deve haver uma boa diferença na ênfase do que se vê.
    Poxa, obrigadão Julio, valeu mesmo pela resposta franca e mais do rápida! Vou acompanhar seu blog. Abs,

    ResponderExcluir
  4. Ronaldo,

    O curso de Desenvolvimento é completamente diferente do de Economia Aplicada,..das disciplinas aos professores, não precisamos nem assistir os mesmos seminários (eles tem os seminários com palestrantes voltados as linhas deles e nós as nossas).

    ResponderExcluir
  5. Olá Júlio César, eu gostaria de saber como é o curso de economia da UFRGS, se ele é considerado bom, como é o mercado de trabalho, salário médio.
    Sei que esse blog não tem a função de responder a tais perguntas, mas moro em MG e gostaria realmente de saber a resposta.
    Obrigada,
    Gabriela

    ResponderExcluir
  6. O que me disseram sobre Macro foi mais ou menos por aí, que não era o ponto forte, cobria só o básico. Mas talvez essa impressão tenha sido um pouco exagerada pelo meu colega, já que ele cursou aí mas na área de Desenvolvimento. Creio eu, deve haver uma boa diferença na ênfase do que se vê.
    black churidar with colourful dupatta
    black churidar with red dupatta

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

LISTA FONTES DE PESQUISA ÚTEIS E CONFIÁVEIS

http://novo.periodicos.capes.gov.br/?option=com_pnews&component=NewsShow&view=pnewsnewsshow&cid=128&mn=0 (Novo portal periódicos CAPES) http://www.enap.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=252&Itemid=65 (ENAP - Escola Nacional de Administração Pública) http://www.scielo.br/scielo.php?lng=pt (BASE DE DADOS SCIELO) http://www.periodicos.capes.gov.br/portugues/index.jsp (PERIÓDICOS CAPES) http://acessolivre.capes.gov.br/ http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp (DOMÍNIO PÚBLICO) www.ufrgs.br http://www.ea.ufrgs.br/ www.culturaacademica.com.br (UNESP) http://www.armazemmemoria.com. br/AjudaArmazem. aspx (história) http://www.4shared. com/dir/18704839 /b1b64358/ anthropology. html www.bvce.org (esse dá acesso a várias bibliotecas virtuais) http://bibliotecadearqueologia.blogspot.com/ http://www.ufgd.edu.br/historiaemreflexao/julho_dez_2008/edicoes-anteriores

Exemplo de estimação de VAR no "R"

A idéia nesse post é "ajudar" na estimativa de um Vetor auto-regressivo usando o programa "R"....OBS: os comandos estão escritos em vermelho. Os dados utilizados foram coletados no sistema de gerenciador de séries temporais do Bacen (link barra lateral) e no Ipeadata (link barra lateral). Para facilitar o exercício salvei o documento em minha conta no google docs, é só clicar a baixar a tabela pro teste, o nome do arquivo é "macro". A períodicidade é mensal, de jan de 2000 a dez 2010....as variáveis já estão estacionárias (para PIB, SELIC (dessazonalizado) e CÂMBIO aplicamos a primeira diferença), IBOVESPA (Ibovespa - variação percentual mensal) e IGP-M são estacionãrias em nível. O primeiro passo é importar os dados para o programa.....eu sempre tenho costume de, dentro do R, ir em "Arquivo" - "Mudar dir.." e escolher a pasta para importar os dados salvos.....no meu caso, salvo sempre dentro da própria pasta do R....em "

Leitura da madrugada - Métodos para modelos aditivos não-paramétricos

O título é "Finite sample performance of kernel-based regression methods for non-parametric additive models under common bandwidth selection criterion" de CARLOS MARTINS-FILHO e KEYANG, preciso ler o artigo,para além do conhecimento, responder uma questão da lista de exercícios de econometria não-paramétrica.