Pular para o conteúdo principal

Rapidinha do R (comando para gráficos em 3D)

Tchê, que comando mais "maravilhoso", muda-se cor, ângulo, altura, .... incrível, o comando é:
"persp" , basta dar um "help(persp)" que temos as devidas explicações, ao fim exemplos bem práticos e bonitos....segue a imagem de um dos exemplos que gerei em roxo pra destacar bem a cor...rsrsr

OBS: nos comentários abaixo digitei um comando que faz o gráfico girar 360 graus...mto legal

Comentários

  1. Valeu, pela dica, Júlio. Vou usar o R também para gráficos em 3D.

    Abs.,
    Alexandre Ywata
    (http://papodeestatistico.blogspot.com/)

    ResponderExcluir
  2. Alexandre,
    Sabe o que é BACANA??? fazer esse gráfico em 3D girar....faz um repeat de i a 360 e poe o theta = i......por exemplo:

    repeat {

    for (i in 1:360) {




    persp(x, y, z, theta = i, phi = 30, expand = 0.5, col = "lightblue")


    }
    }

    ResponderExcluir
  3. Show de bola!!! Muito legal! Encaminhei também para o pessoal que trabalha comigo. Muita legal. Abs., Alex

    ResponderExcluir
  4. Alex,
    Fiquei muito contente em saber que você lê meu blog e que colocou na barra lateral do seu.
    Sobre o pessoal do IPEA, mande um abraço pro Leo Monastério, não o conheço mas admiro seu trabalho, moro com um pessoal que fez mestrado no PPGOM - UFPEL que é "fã" dele. Quem sabe um dia eu não vá pro IPEA tbm...rsrsrs
    Sucesso por aí

    ResponderExcluir
  5. gaucho do caralhooooo...
    eu não consigo fazer nem o basico nesse programa e vc esbanjando um 3D!!!!!!!!!!!!!!
    Me ajuda homeeeeemmm!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. muito maneiro..gostei...estou cada dia descobrindo novos comando no R...

    ResponderExcluir
  7. Julio Cesar , boa tarde.
    Estou atuando com o R, e vejo que quanto mais estudo, menos sei sobre ele..
    Eu não sabia que o R tambem fazia gráficos em 3D,gostei muito a vê-lo girar no meu pC..
    Abraço Andre

    ResponderExcluir
  8. André,
    Vi um colega fazer uma apresentação que ele colocou um gráfico que dividia a mesma amostra em duas dimensões e em 3 dimensões daí fez girar pra mostrar como dois pontos próximos em duas dimensões podem estar disntantes quando acrescentada a terceira dimensão. Achei bacana porq dá uma idéia no que chamam de " a maldição da dimensionalidade", encontrada na literatura de econometria não-paramétrica, por exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julio, primeiro parabéns por seu blog, muito informativo e interessante! Sou professor de Matemática e Estatística e achei interessante este exemplo, gostaria de ver, caso seja possível, o pdf desta apresentação que você assistiu? É possível?

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Joelson, recebi no e-mail tua dúvida. Se entendi bem o que queres, basta definir persp(x=nome da variável que queres que apareça no eixo x, y = nome da variável que queres que aparece nesse eixo, z = nome da variável).
    Acho que é isso, caso encontres problemas , dá um "help(persp)" no R ou reenvia a dúvida pra mim.
    Abrcs

    ResponderExcluir
  11. Isso vai ajudar muito meu orientando de TCC que está trabalhando com interpolação usando núcleos positivos definidos. Obrigado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

LISTA FONTES DE PESQUISA ÚTEIS E CONFIÁVEIS

http://novo.periodicos.capes.gov.br/?option=com_pnews&component=NewsShow&view=pnewsnewsshow&cid=128&mn=0 (Novo portal periódicos CAPES) http://www.enap.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=252&Itemid=65 (ENAP - Escola Nacional de Administração Pública) http://www.scielo.br/scielo.php?lng=pt (BASE DE DADOS SCIELO) http://www.periodicos.capes.gov.br/portugues/index.jsp (PERIÓDICOS CAPES) http://acessolivre.capes.gov.br/ http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp (DOMÍNIO PÚBLICO) www.ufrgs.br http://www.ea.ufrgs.br/ www.culturaacademica.com.br (UNESP) http://www.armazemmemoria.com. br/AjudaArmazem. aspx (história) http://www.4shared. com/dir/18704839 /b1b64358/ anthropology. html www.bvce.org (esse dá acesso a várias bibliotecas virtuais) http://bibliotecadearqueologia.blogspot.com/ http://www.ufgd.edu.br/historiaemreflexao/julho_dez_2008/edicoes-anteriores

Leitura da madrugada - Métodos para modelos aditivos não-paramétricos

O título é "Finite sample performance of kernel-based regression methods for non-parametric additive models under common bandwidth selection criterion" de CARLOS MARTINS-FILHO e KEYANG, preciso ler o artigo,para além do conhecimento, responder uma questão da lista de exercícios de econometria não-paramétrica.

Exemplo de estimação de VAR no "R"

A idéia nesse post é "ajudar" na estimativa de um Vetor auto-regressivo usando o programa "R"....OBS: os comandos estão escritos em vermelho. Os dados utilizados foram coletados no sistema de gerenciador de séries temporais do Bacen (link barra lateral) e no Ipeadata (link barra lateral). Para facilitar o exercício salvei o documento em minha conta no google docs, é só clicar a baixar a tabela pro teste, o nome do arquivo é "macro". A períodicidade é mensal, de jan de 2000 a dez 2010....as variáveis já estão estacionárias (para PIB, SELIC (dessazonalizado) e CÂMBIO aplicamos a primeira diferença), IBOVESPA (Ibovespa - variação percentual mensal) e IGP-M são estacionãrias em nível. O primeiro passo é importar os dados para o programa.....eu sempre tenho costume de, dentro do R, ir em "Arquivo" - "Mudar dir.." e escolher a pasta para importar os dados salvos.....no meu caso, salvo sempre dentro da própria pasta do R....em "