Pular para o conteúdo principal

Atualizações e novidades

Não consegui me controlar e publicar apenas o post anterior....


As novidades são:

- Estou cursando a última disciplina do doutorado (quase no fim desta primeira etapa);

- Pela primeira vez participo de um projeto de pesquisa, junto a um professor da UFRGS (Fabricio Tourrucôo). O projeto é uma extensão do que o professor já havia trabalhado no ano anterior, sobre a avaliação da Eficiência das Instituições de Ensino Superior, utilizando DEA como técnica. Acredito que até o meio do ano que vem saia alguma publicação deste projeto. Fora isso, a experiência de trabalhar com alunos da graduação está sendo importante para mim, no sentido de aprender a lidar e "orientar", dentro das minhas limitações, eles em suas demandas nesta pesquisa.

- Estou trabalhando em dois artigos, em parceria com o prof. Paulo Jacinto, que tenho como meta submeter até fevereiro. Um sobre discriminação racial, utilizando microeconometria, e o outro é a estimação não-paramétrica da curva de kuznets para as 5 regiões (uma abertura por regiões do que foi estimado em um trabalho anterior meu ,dele e do Prof Erik).

- Estou cursando o curso de avaliação econômica de projetos sociais, da Fundação Itaú Social, para gestores aqui em Porto Alegre. O Curso é muito bom e está me dando várias boas idéias que talvez utilize na tese. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LISTA FONTES DE PESQUISA ÚTEIS E CONFIÁVEIS

http://novo.periodicos.capes.gov.br/?option=com_pnews&component=NewsShow&view=pnewsnewsshow&cid=128&mn=0 (Novo portal periódicos CAPES) http://www.enap.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=252&Itemid=65 (ENAP - Escola Nacional de Administração Pública) http://www.scielo.br/scielo.php?lng=pt (BASE DE DADOS SCIELO) http://www.periodicos.capes.gov.br/portugues/index.jsp (PERIÓDICOS CAPES) http://acessolivre.capes.gov.br/ http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp (DOMÍNIO PÚBLICO) www.ufrgs.br http://www.ea.ufrgs.br/ www.culturaacademica.com.br (UNESP) http://www.armazemmemoria.com. br/AjudaArmazem. aspx (história) http://www.4shared. com/dir/18704839 /b1b64358/ anthropology. html www.bvce.org (esse dá acesso a várias bibliotecas virtuais) http://bibliotecadearqueologia.blogspot.com/ http://www.ufgd.edu.br/historiaemreflexao/julho_dez_2008/edicoes-anteriores

Exemplo de estimação de VAR no "R"

A idéia nesse post é "ajudar" na estimativa de um Vetor auto-regressivo usando o programa "R"....OBS: os comandos estão escritos em vermelho. Os dados utilizados foram coletados no sistema de gerenciador de séries temporais do Bacen (link barra lateral) e no Ipeadata (link barra lateral). Para facilitar o exercício salvei o documento em minha conta no google docs, é só clicar a baixar a tabela pro teste, o nome do arquivo é "macro". A períodicidade é mensal, de jan de 2000 a dez 2010....as variáveis já estão estacionárias (para PIB, SELIC (dessazonalizado) e CÂMBIO aplicamos a primeira diferença), IBOVESPA (Ibovespa - variação percentual mensal) e IGP-M são estacionãrias em nível. O primeiro passo é importar os dados para o programa.....eu sempre tenho costume de, dentro do R, ir em "Arquivo" - "Mudar dir.." e escolher a pasta para importar os dados salvos.....no meu caso, salvo sempre dentro da própria pasta do R....em "

Leitura da madrugada - Métodos para modelos aditivos não-paramétricos

O título é "Finite sample performance of kernel-based regression methods for non-parametric additive models under common bandwidth selection criterion" de CARLOS MARTINS-FILHO e KEYANG, preciso ler o artigo,para além do conhecimento, responder uma questão da lista de exercícios de econometria não-paramétrica.