Pular para o conteúdo principal

Retornando ao BLOG ;)

Boa noite pessoal,

Peço desculpas aos amigos por ter passado tanto tempo sem publicar, mas prometi a mim mesmo que só retornaria depois de concluidas algumas etapas de minha vida, em especial, após entregar a versão impressa de minha dissertação.

Como alguns já sabem, o parecer final (dos três de minha defesa) foi dado  dia 8 agosto, mas no sentido de reavaliar alguns resultados e refazer alguns testes, acabei por entregar a versão impressa só no começo do mês (tendo em vista que algumas estimaçoes demoravam até 9 dias no PC). Pois bem, "ENFIM MESTRE".

Publiquei em meu facebook um post com alguns agradecimentos que gostaria de reproduzir aqui...

"A "Jornada" começou em 2009, na UFPB, com uma viagem a um lugar lindo, onde encontrei pessoas muito importantes na minha vida, mas que, infelizmente, não consegui me adaptar ao local. Nesse lugar nasceu minha irmandade nordestina ( Semíramis Lima), meu gosto por pesquisa e o "acreditar" que é possível produzir algo (Erik Alencar de Figueiredo) e onde tive alguns dos maiores exemplos de didática da minha vida ( Hilton Martins e prof Gasparine).......depois de desistir (sim essa é a palavra q fugia e tinha "vergonha" de mencionar, mas hoje percebo que desistir não é feio, o que deve-se envergonhar é de viver algo que não lhe faz bem)...voltei pra Rio Grande......minha mãe doente, eu desempregado e desacreditado.......refiz ANPEC, passei na UFRGS sem bolsa e em 2010, com 50 reais no bolso e sem ter direito onde ficar vim pra POA.....por sorte tenho duas tias paternas extraordinárias (Tia Graça e Tia lena), me abrigaram, pagaram minhas passagens de ônibos (sim, no primeiro mês não tinha grana nem pra isso) e me deram todo apoio familiar necessário aqui em POA. Com o tempo recebi uma bolsa, dei aulas particulares, virei tutor EAD...etc...as coisas se acertaram, graças a deus. Nesse meio tempo, de 2010 pra cá, construí e reforcei amizadas e relações importantes na minha vida:  Rossana Marina Duro Sparvoli, Mariana Tavares, Maurício Terra me dando apoio SEMPRE; meus colegas Oscar, Bruna , Julio Vega e Helton Saulo (cursando e participando comigo da maioria das disciplinas e ouvindo minhas comemorações e lamentações)...os funcionários do PPGE, com seu excelente trabalho com um toque pessoal acolhedor (Iara, Lurdes, Raquel, etc). Prof Marcelo Portugal, com dicas boas e excelentes ensinamentoss...prof Giacomo Balbinotto com seu incentivo e nossas diversas conversas em sua sala (ele foi a primeira pessoa a me dar um livro de economia)..meu orientador Flavio e meu co-orientador Hudson com ensinamentos valiosos (agradeço a paciencia cmg).... meus colegas de casa Gabrielito, Rodrigo, Zé flavio demonstando sua enorme paciência por aturarem minha bagunca e desorganização...Por certo acabei não mencionando alguém ou algum fato importante por não lembrar no momento.....gostaria de agradecer especialmente minha avó Nadir, por sempre rezar por mim e me ajudar financeiramente (foi ela que pagou minha inscrição pra ANPEC) e a minha mãe, e dizer que sou o que sou por culpa dela e que vivo o que vivo tbm por ela".

Nos próximos dias me comprometo a postar algo de conteúdo mais acadêmico, mas por hoje, julgo de bom tamanho retomar apenas agradecendo e explicando um pouco do que houve.

Muito Obrigado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LISTA FONTES DE PESQUISA ÚTEIS E CONFIÁVEIS

http://novo.periodicos.capes.gov.br/?option=com_pnews&component=NewsShow&view=pnewsnewsshow&cid=128&mn=0 (Novo portal periódicos CAPES) http://www.enap.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=252&Itemid=65 (ENAP - Escola Nacional de Administração Pública) http://www.scielo.br/scielo.php?lng=pt (BASE DE DADOS SCIELO) http://www.periodicos.capes.gov.br/portugues/index.jsp (PERIÓDICOS CAPES) http://acessolivre.capes.gov.br/ http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp (DOMÍNIO PÚBLICO) www.ufrgs.br http://www.ea.ufrgs.br/ www.culturaacademica.com.br (UNESP) http://www.armazemmemoria.com. br/AjudaArmazem. aspx (história) http://www.4shared. com/dir/18704839 /b1b64358/ anthropology. html www.bvce.org (esse dá acesso a várias bibliotecas virtuais) http://bibliotecadearqueologia.blogspot.com/ http://www.ufgd.edu.br/historiaemreflexao/julho_dez_2008/edicoes-anteriores

Exemplo de estimação de VAR no "R"

A idéia nesse post é "ajudar" na estimativa de um Vetor auto-regressivo usando o programa "R"....OBS: os comandos estão escritos em vermelho. Os dados utilizados foram coletados no sistema de gerenciador de séries temporais do Bacen (link barra lateral) e no Ipeadata (link barra lateral). Para facilitar o exercício salvei o documento em minha conta no google docs, é só clicar a baixar a tabela pro teste, o nome do arquivo é "macro". A períodicidade é mensal, de jan de 2000 a dez 2010....as variáveis já estão estacionárias (para PIB, SELIC (dessazonalizado) e CÂMBIO aplicamos a primeira diferença), IBOVESPA (Ibovespa - variação percentual mensal) e IGP-M são estacionãrias em nível. O primeiro passo é importar os dados para o programa.....eu sempre tenho costume de, dentro do R, ir em "Arquivo" - "Mudar dir.." e escolher a pasta para importar os dados salvos.....no meu caso, salvo sempre dentro da própria pasta do R....em "

Leitura da madrugada - Métodos para modelos aditivos não-paramétricos

O título é "Finite sample performance of kernel-based regression methods for non-parametric additive models under common bandwidth selection criterion" de CARLOS MARTINS-FILHO e KEYANG, preciso ler o artigo,para além do conhecimento, responder uma questão da lista de exercícios de econometria não-paramétrica.