Pular para o conteúdo principal

Mestrado em economia aplicada UFPEL - Uma opção além da ANPEC


Estarão abertas no período de 15 de outubro de 2012 a 30 de novembro de 2012 (das 15:00 às 20:00 horas) na Secretaria do Programa, localizado na Universidade Federal de Pelotas, Campus Porto, Rua Gomes Carneiro nº 1 - 4º andar - Pelotas/RS.

Conheco uma parte do corpo docente e alguns egressos de lá e recomendo, parece ser um bom curso.


Segundo o edital
"II- DA SELEÇÃO
O Exame de Seleção ao Programa será realizado em uma fase, por uma Comissão de Avaliação, e contemplará:
A realização de uma prova escrita devendo o candidato obter nota mínima normalizada em torno da média maior que ou igual a 6,0 para ser aprovado. A prova escrita terá duração de até 3 horas. Não será permitida a consulta a qualquer tipo de fonte, nem o uso de quaisquer dispositivos eletrônicos.
III - DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
A Comissão de Avaliação levará em consideração:
1) Na PONTUAÇÃO:
Os candidatos passarão por uma avaliação escrita baseada em 50 questões de múltipla escolha (peso 10,0), sendo que candidatos que zerarem em qualquer uma das cinco disciplinas que compõem esta etapa do processo seletivo estarão automaticamente eliminados."

As provas são de: Estatística, Micro, Macro, Matemática e Economia das organizações.

Comentários

  1. Julio,
    vou fazer o exame da anpec para o mestrado e marquei a UFRGS-EA. Qual média eu preciso fazer para conseguir bolsa? Os mestres saídos da Urfgs têm conseguido colocação no mercado financeiro, na parte econométrica?
    Obrigado!
    Lucas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

LISTA FONTES DE PESQUISA ÚTEIS E CONFIÁVEIS

http://novo.periodicos.capes.gov.br/?option=com_pnews&component=NewsShow&view=pnewsnewsshow&cid=128&mn=0 (Novo portal periódicos CAPES) http://www.enap.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=252&Itemid=65 (ENAP - Escola Nacional de Administração Pública) http://www.scielo.br/scielo.php?lng=pt (BASE DE DADOS SCIELO) http://www.periodicos.capes.gov.br/portugues/index.jsp (PERIÓDICOS CAPES) http://acessolivre.capes.gov.br/ http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp (DOMÍNIO PÚBLICO) www.ufrgs.br http://www.ea.ufrgs.br/ www.culturaacademica.com.br (UNESP) http://www.armazemmemoria.com. br/AjudaArmazem. aspx (história) http://www.4shared. com/dir/18704839 /b1b64358/ anthropology. html www.bvce.org (esse dá acesso a várias bibliotecas virtuais) http://bibliotecadearqueologia.blogspot.com/ http://www.ufgd.edu.br/historiaemreflexao/julho_dez_2008/edicoes-anteriores

Exemplo de estimação de VAR no "R"

A idéia nesse post é "ajudar" na estimativa de um Vetor auto-regressivo usando o programa "R"....OBS: os comandos estão escritos em vermelho. Os dados utilizados foram coletados no sistema de gerenciador de séries temporais do Bacen (link barra lateral) e no Ipeadata (link barra lateral). Para facilitar o exercício salvei o documento em minha conta no google docs, é só clicar a baixar a tabela pro teste, o nome do arquivo é "macro". A períodicidade é mensal, de jan de 2000 a dez 2010....as variáveis já estão estacionárias (para PIB, SELIC (dessazonalizado) e CÂMBIO aplicamos a primeira diferença), IBOVESPA (Ibovespa - variação percentual mensal) e IGP-M são estacionãrias em nível. O primeiro passo é importar os dados para o programa.....eu sempre tenho costume de, dentro do R, ir em "Arquivo" - "Mudar dir.." e escolher a pasta para importar os dados salvos.....no meu caso, salvo sempre dentro da própria pasta do R....em "

Leitura da madrugada - Métodos para modelos aditivos não-paramétricos

O título é "Finite sample performance of kernel-based regression methods for non-parametric additive models under common bandwidth selection criterion" de CARLOS MARTINS-FILHO e KEYANG, preciso ler o artigo,para além do conhecimento, responder uma questão da lista de exercícios de econometria não-paramétrica.