Pular para o conteúdo principal

Doutorado, pra onde ir (tentar)???

Sei que ainda falta um certo tempo para abrirem as incrições para os doutorados no Brasil, mas já me preocupo desde agora....assim como creio que vários de meus colegas mestrandos pelo Brasil também.

As opções que me interessam no Brasil são: FGV-RJ, FGV-SP, PUC-RJ, USP e UFRGS-Ea....

A FGV-Rj ta descartada, não realizarei um novo exame ANPEC (tenho coisas com maior necessidade antes, como a dissertação por exemplo).

A FGV-SP tentarei certamente, morar em SP, tentar fazer bons contatos, parcerias..diria que somaria ao nome da instituição as oportunidades que um grande centro tem a oferecer

A USP, de tradição e com diversas áreas de pesquisa disponta como uma boa oportunidade também.

PUC-Rj, conforme uma amiga me disse um dia "o cara que sai com título de doutor da PUC-Rj tem um "D" maiúsculo". Apesar de ter "perdido" espaço para as FGV (a Sp que cresceu muito ultimamente) continua sendo uma excelente opção.

UFRGS- Aproveitaria créditos, migraria pro departamento de matemática para melhorar minha base e evoluir mais em minhas pesquisas, continuaria com mesmo orientador e morando em um lugar que já estou bem adaptado....também seria uma boa opção.

Em qualquer uma das acima, fazer um período de sanduíche para adquirir experiência e trocar informações com relação a minha pesquisa futura....creio ser necessário.

Fora do Brasil, aplicar ou não aplicar?...eis a questão!

Toma um certo tempo, fazer GRE e ainda entrar em agosto de 2012 (fazer o que nesses meses intermediários??? Deixar de tentar um doutorado no Brasil?). Essa que sempre foi uma das minhas perguntas principais ainda "retumba" na minha cabeça......teria que evoluir no inglês, esperar alguns meses e abrir mão de oportunidades no Brasil, conseguir algum emprego provisório para me manter até o mês de agosto e ainda juntar alguma grana.
Não me importaria de passar 4 anos fora, tentaria Espanha, Inglaterra, EUA, Suiça e iria pra QQR um desses que me aceitasse.


Ou ainda, mudar de área, ir pra fazer doutorado em Estatística-Probabilidade.....tbm não seria uma má idéia (tentar buscar aplicações econômicas para uma pesquisa estatística-econométrica mais avançada possível).

É claro que TODAS opções, sejam no Brasil ou fora dependem da aceitação das instituições....apenas estou "gerando hipóteses" e avaliando possibilidades. Ficaria contente se chamado em qqr uma das opções. ;)

Enfim, essas são minhas indagações e aceito, dos bons amigos espalhados pelo Brasil e mundo, sugestões.

Comentários

  1. Júlio,

    Sabes como funciona exatamente a seleção de doutorado na EPGE? qual o peso do exame ANPEC?

    Abraço,
    Cleiton

    ResponderExcluir
  2. Cleiton,

    Pelo que "sei" a FGV RJ não conheço NGM que tenha entradado lá que não tenha sido pela ANPEC....

    Já na FGV SP, o peso é 40% é da Nota da ANPEC.

    ResponderExcluir
  3. Julio, se você achar que tem condição de se classificar melhor este ano, mesmo sem estudar para a prova, deve fazer ANPEC sim. No máximo, "perde-se" os trezentos contos.

    Se ainda assim não quiser refazer a ANPEC, creio que seu portfólio já permita disputar uma vaga nesses lugares.

    Bom, tem gente melhor gabaritada para opinar do que eu.

    Fico daqui torcendo para que as portas do melhor caminho se abram pra você!

    ResponderExcluir
  4. Amigo Enoch, é claro que tua opinião é gabaritada...

    Se fosse refazer ANPEC com certeza me sairia melhor...o problema é que, mesmo a FGV-Sp usando 40% da nota não creio que seja determinante...e como FGV-RJ ta fora de cogitação....esses 300 reais me serão mais úteis em outros investimentos....

    A UFRGS tem conseguido enviar alunos para FGV=Sp, PUC-Rj (nos ultimos 2 anos mandou pelo menos um por ano pra cada centro desses)...espero que esse ano seja de "sorte" pra mim na seleção...

    Obrigado pelo comentário e pela torcida...espero que pra ti tudo se ajeite bem.

    Abrcs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

LISTA FONTES DE PESQUISA ÚTEIS E CONFIÁVEIS

http://novo.periodicos.capes.gov.br/?option=com_pnews&component=NewsShow&view=pnewsnewsshow&cid=128&mn=0 (Novo portal periódicos CAPES) http://www.enap.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=252&Itemid=65 (ENAP - Escola Nacional de Administração Pública) http://www.scielo.br/scielo.php?lng=pt (BASE DE DADOS SCIELO) http://www.periodicos.capes.gov.br/portugues/index.jsp (PERIÓDICOS CAPES) http://acessolivre.capes.gov.br/ http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp (DOMÍNIO PÚBLICO) www.ufrgs.br http://www.ea.ufrgs.br/ www.culturaacademica.com.br (UNESP) http://www.armazemmemoria.com. br/AjudaArmazem. aspx (história) http://www.4shared. com/dir/18704839 /b1b64358/ anthropology. html www.bvce.org (esse dá acesso a várias bibliotecas virtuais) http://bibliotecadearqueologia.blogspot.com/ http://www.ufgd.edu.br/historiaemreflexao/julho_dez_2008/edicoes-anteriores

Leitura da madrugada - Métodos para modelos aditivos não-paramétricos

O título é "Finite sample performance of kernel-based regression methods for non-parametric additive models under common bandwidth selection criterion" de CARLOS MARTINS-FILHO e KEYANG, preciso ler o artigo,para além do conhecimento, responder uma questão da lista de exercícios de econometria não-paramétrica.

Exemplo de estimação de VAR no "R"

A idéia nesse post é "ajudar" na estimativa de um Vetor auto-regressivo usando o programa "R"....OBS: os comandos estão escritos em vermelho. Os dados utilizados foram coletados no sistema de gerenciador de séries temporais do Bacen (link barra lateral) e no Ipeadata (link barra lateral). Para facilitar o exercício salvei o documento em minha conta no google docs, é só clicar a baixar a tabela pro teste, o nome do arquivo é "macro". A períodicidade é mensal, de jan de 2000 a dez 2010....as variáveis já estão estacionárias (para PIB, SELIC (dessazonalizado) e CÂMBIO aplicamos a primeira diferença), IBOVESPA (Ibovespa - variação percentual mensal) e IGP-M são estacionãrias em nível. O primeiro passo é importar os dados para o programa.....eu sempre tenho costume de, dentro do R, ir em "Arquivo" - "Mudar dir.." e escolher a pasta para importar os dados salvos.....no meu caso, salvo sempre dentro da própria pasta do R....em "