Pular para o conteúdo principal

A estrada da vida...

É impressionanto como a gente muda tanto em um período tão curto de tempo. A pouco mais de um ano e meio atrás estive em uma das piores fases da minha vida: voltava depois de um semestre de curso de mestrado na PB, mãe doente, sem emprego, sem garantias, cheio de dúvidas e pressão por parte de outras pessoas dadas minhas decisões. Não digo isso agora para julgar ou ponderar, muito menos para me fazer de "coitado" (por favor não me entendam mal), apenas para usar como comparativo de meu momento atual.

Provavelmente a maioria das pessoas que leem meu blog não me conhecem pessoalmente (ainda mais se trantando do cara que me lê da UCRANIA, que sempre vejo nas estatísticas do blog mas que não consigo imaginar quem seja).
Vim pra POA, com 50 reais no bolso, fazer mestrado na UFRGS, sem garantia de bolsa, tendo ficado na colocação 11 (não é garantido no começo do ano, o departamento só confirma para os 5 primeiros, mesmo costumeiramente saindo mais depois). Meu pai mora em Viamão, grande POA, e me negou abrigo, por sorte uma tia minha (irmã dele) me aceitou com a maior boa vontade do mundo (Tia Lena, devo muito a você). No começo do curso fiz contato com um pessoal da pós em ADM que fazia a disciplina de matemática na pós em economia comg, comecei então a dar aulas particulares a eles sobre as matérias que aprendiamos em aula (otimização). A grana das aulas era pouca, mas safava as passagens da casa da minha tia pra facul. Minha mãe é empregada doméstica e no primeiro mês do mestrado me enviou boa parte de seu salário para me ajudar a me manter (ela sabia o quanto era importante pra mim estar aqui). Minha bolsa saiu no segundo mês, pra minha sorte e bem-estar, foi onde tudo começou a se ajustar.
Tive um aproveitamento relativamente bom no mestrado, aprendi muitas coisas (ainda aprendo), mas o mais importante, adquiri experiência de vida, alcancei um sonho, consegui.
Sei que ainda falta defender a dissertação, faltam mais alguns meses de pesquisa e muito suor....mas nesse período de final de créditos não poderia deixar de escrever o quanto foi importante pra mim e agradecer as pessoas que me ajudaram.
Estou muito feliz, fazendo o que gosto, morando com amigos (divido apê com amigos de tempos e economistas também), minha família está bem. Me sinto mais seguro de minhas decisões, acredito sinceramente que algo bom virá para a minha vida, tenho sido uma pessoa mais serena, criticando menos (tentando) e confiando mais.

Comentários

  1. Cara, parabéns!!!

    Você merece o sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Poxa, fiquei muito feliz por saber que existe estudante de economia como eu.

    Parabéns e muito sucesso.

    Quem sabe não nos encontraremos dando aulas em uma universidade no Rio de Janeiro...

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado amigos,
    Sobre as aulas no RIO....ainda tenho um doutorado pela frente antes de pensar em chegar lá....mas a idéia é boa.
    O amigo já leciona por aí?

    ResponderExcluir
  4. Deus te abençoe! É certamente uma honra me tornar tua amiga. Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

LISTA FONTES DE PESQUISA ÚTEIS E CONFIÁVEIS

http://novo.periodicos.capes.gov.br/?option=com_pnews&component=NewsShow&view=pnewsnewsshow&cid=128&mn=0 (Novo portal periódicos CAPES) http://www.enap.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=252&Itemid=65 (ENAP - Escola Nacional de Administração Pública) http://www.scielo.br/scielo.php?lng=pt (BASE DE DADOS SCIELO) http://www.periodicos.capes.gov.br/portugues/index.jsp (PERIÓDICOS CAPES) http://acessolivre.capes.gov.br/ http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp (DOMÍNIO PÚBLICO) www.ufrgs.br http://www.ea.ufrgs.br/ www.culturaacademica.com.br (UNESP) http://www.armazemmemoria.com. br/AjudaArmazem. aspx (história) http://www.4shared. com/dir/18704839 /b1b64358/ anthropology. html www.bvce.org (esse dá acesso a várias bibliotecas virtuais) http://bibliotecadearqueologia.blogspot.com/ http://www.ufgd.edu.br/historiaemreflexao/julho_dez_2008/edicoes-anteriores

Exemplo de estimação de VAR no "R"

A idéia nesse post é "ajudar" na estimativa de um Vetor auto-regressivo usando o programa "R"....OBS: os comandos estão escritos em vermelho. Os dados utilizados foram coletados no sistema de gerenciador de séries temporais do Bacen (link barra lateral) e no Ipeadata (link barra lateral). Para facilitar o exercício salvei o documento em minha conta no google docs, é só clicar a baixar a tabela pro teste, o nome do arquivo é "macro". A períodicidade é mensal, de jan de 2000 a dez 2010....as variáveis já estão estacionárias (para PIB, SELIC (dessazonalizado) e CÂMBIO aplicamos a primeira diferença), IBOVESPA (Ibovespa - variação percentual mensal) e IGP-M são estacionãrias em nível. O primeiro passo é importar os dados para o programa.....eu sempre tenho costume de, dentro do R, ir em "Arquivo" - "Mudar dir.." e escolher a pasta para importar os dados salvos.....no meu caso, salvo sempre dentro da própria pasta do R....em "

Leitura da madrugada - Métodos para modelos aditivos não-paramétricos

O título é "Finite sample performance of kernel-based regression methods for non-parametric additive models under common bandwidth selection criterion" de CARLOS MARTINS-FILHO e KEYANG, preciso ler o artigo,para além do conhecimento, responder uma questão da lista de exercícios de econometria não-paramétrica.