Pular para o conteúdo principal

Faltou agradecer uma pessoa "Erik Alencar"

Dois tópicos atrás fiz um "breve histórico" dos ultimos dois anos e mencionei algumas pessoas importantes em um passado recente....mas se aumentasse esse período para 2 anos e meio.....teria que incluir um cara que foi muito importante em minha vida, Prof. Erik Alencar (blog Moral Harzard).

Não é puxar saco, não preciso disso, ele não está ligado a algum processo de seleção futura. "Devo" esse post em sua homenagem porq ele, em um período dificil de adaptação de minha vida, sempre me estendeu a mão. Seja por algumas conversas, ou linhas e puxões de orelha via MSN, ou por celular (lembro de uma vez que me ligou dizendo para repensar e não desistir do mestrado, no meu ultimo dia na PB), sempre me apoiou.

Excelente profissional, produtivo (em poucos lugares do Brasil acha-se um prof que tenha tantas publicações por ano como ele, o que quebra a idéia errada que algumas pessoas tem de que "no nordeste não tem coisa boa"). Além disso, um grande orientador (em torno de 2 meses de trabalho conseguimos produzir um artigo que seria o primeiro ensaio da minha dissertação, publicado na Revista EconomiA-2011). Politizado, crítico, uma pessoa evoluída, digno de admiração.

A ele devo meu gosto por econometria (mesmo não tendo tirado a melhor nota na minha turma, confesso que aquela nota foi que me fez me esforçar mais), devo o incentivo a publicar, devo "parte" da existência desse blog (a primeira vez que acessei um blog foi o dele). Devo minhas primeiras experiências lecionando (me colocava pra dar aulas de econometria pra graduação em seu lugar, os alunos até gostavam...devia ser o meu "sutake"....rsrs)

Chefe, (sempre o chamei assim) obrigado por tudo, te desejo muito sucesso.

Comentários

  1. Ei Tchê, que belo homenagem. Fiquei emocionado, de verdade. Fique certo que tudo que fiz (se fiz) foi (é) porque acredito muito em você. Vejo que não errei. Com relação a colocar para dar aula na graduação, cuidado. Foram aulas de revisão previstas no estágio de docência. As pessoas vão pensar que eu sou mais picareta do que realmente eu sou (rsssssssssssssss). Abração,

    ResponderExcluir
  2. Certo chefe,
    Homenagem merecida. Sobre as aulas, estavam previstas no estágio sim. Ainda te devo alguns cafés, quando for doutor pago.
    Abrcs

    ResponderExcluir
  3. E a camisa do Inter, não pense que esqueci...rsss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

LISTA FONTES DE PESQUISA ÚTEIS E CONFIÁVEIS

http://novo.periodicos.capes.gov.br/?option=com_pnews&component=NewsShow&view=pnewsnewsshow&cid=128&mn=0 (Novo portal periódicos CAPES) http://www.enap.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=252&Itemid=65 (ENAP - Escola Nacional de Administração Pública) http://www.scielo.br/scielo.php?lng=pt (BASE DE DADOS SCIELO) http://www.periodicos.capes.gov.br/portugues/index.jsp (PERIÓDICOS CAPES) http://acessolivre.capes.gov.br/ http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp (DOMÍNIO PÚBLICO) www.ufrgs.br http://www.ea.ufrgs.br/ www.culturaacademica.com.br (UNESP) http://www.armazemmemoria.com. br/AjudaArmazem. aspx (história) http://www.4shared. com/dir/18704839 /b1b64358/ anthropology. html www.bvce.org (esse dá acesso a várias bibliotecas virtuais) http://bibliotecadearqueologia.blogspot.com/ http://www.ufgd.edu.br/historiaemreflexao/julho_dez_2008/edicoes-anteriores

Leitura da madrugada - Métodos para modelos aditivos não-paramétricos

O título é "Finite sample performance of kernel-based regression methods for non-parametric additive models under common bandwidth selection criterion" de CARLOS MARTINS-FILHO e KEYANG, preciso ler o artigo,para além do conhecimento, responder uma questão da lista de exercícios de econometria não-paramétrica.

Exemplo de estimação de VAR no "R"

A idéia nesse post é "ajudar" na estimativa de um Vetor auto-regressivo usando o programa "R"....OBS: os comandos estão escritos em vermelho. Os dados utilizados foram coletados no sistema de gerenciador de séries temporais do Bacen (link barra lateral) e no Ipeadata (link barra lateral). Para facilitar o exercício salvei o documento em minha conta no google docs, é só clicar a baixar a tabela pro teste, o nome do arquivo é "macro". A períodicidade é mensal, de jan de 2000 a dez 2010....as variáveis já estão estacionárias (para PIB, SELIC (dessazonalizado) e CÂMBIO aplicamos a primeira diferença), IBOVESPA (Ibovespa - variação percentual mensal) e IGP-M são estacionãrias em nível. O primeiro passo é importar os dados para o programa.....eu sempre tenho costume de, dentro do R, ir em "Arquivo" - "Mudar dir.." e escolher a pasta para importar os dados salvos.....no meu caso, salvo sempre dentro da própria pasta do R....em "